
Medicina do Sono
Especialidade Interdisciplinar
O sono é um processo fisiológico com múltiplas funções. Um dos pilares do bem-estar e saúde é um sono com tempo adequado e ciclo sono-vigília regular. A identificação de distúrbios do sono é fundamental para isso.
Importância
do sono
O sono é vital para: transformação energética necessária à manutenção da vida (metabolismo); modulação da resposta de defesa do organismo (resposta imunológica); eliminação de resíduos cerebrais (neurotoxinas); capacidade de adaptação do sistema nervoso (neuroplasticidade); habilidade de manutenção do meio interno em equilíbrio (homeostase).
O sono tem um papel relevante no desenvolvimento, aquisição do conhecimento, desempenho de atividades, estado psicológico, conservação de energia, funções comportamentais, vigilância, concentração, atenção e memória.
A Medicina do Sono avalia o impacto do sono insuficiente (baixa qualidade e desorganizado) na saúde e qualidade de vida das pessoas, além das consequências socioeconômicas. Algumas doenças predispõem às alterações do sono (ex. hipertensão, diabetes, doenças neurodegenerativas). Os transtornos do sono são classificados como de insônia, respiratórios, do movimento relacionados ao sono, hipersonolência central, alterações no ritmo do ciclo sono-vigília e parassonias.
